CORRERIA E DEVOCIONAL: Como ajustar a Rotina?

Devocional e rotina
O melhor momento para a devocional são as primeiras horas do dia. Mas é justamente quando a correria e a rotina começam. Então, como ajustar?

Às vezes, muitas pessoas ficam com dúvidas de como conduzir o tempo devocional. Por isso, a InPeace decidiu trazer esse tema tão importante para esses dias de Home Office.  Sendo assim, como ajustar a rotina para ter tempo para a devocional?

Desde já, é importante ressaltar que esse tempo dedicado à devocional é muito pessoal. E, acima de tudo, devemos ser sensíveis ao Espírito Santo. 

Contudo, há algumas coisas que precisam estar presentes neste momento. Sendo assim, trouxemos sugestões para ajustar o seu momento devocional à sua rotina.

CORRERIA E DEVOCIONAL: COMO AJUSTAR A ROTINA? – imagem: pexels.com

EXISTA UMA HORA CERTA?

Em primeiro lugar, o conselho dos mais experientes é quase unânime: o momento ideal para a devocional são as primeiras horas do dia.

Entretanto, há quem defenda que a devocional deve ser feita à noite. Mas o importante mesmo é ter em mente que esse momento é seu com Deus em secreto

• Seja à noite ou pela manhã, o ideal é ajustar o tempo devocional à sua rotina e dedicar tempo para refletir e aprender.

Em suma, existe uma hora certa?

Você é a pessoa mais adequada para responder e decidir sobre isso. Afinal, você conhece a sua rotina e a devocional é pessoal e íntima entre você e Deus. 

QUAL O MELHOR LUGAR?

É comum ouvir das pessoas a dúvida sobre onde é melhor. E, do mesmo modo que escolher a hora, a escolha do local é sua. Além disso, o lugar do devocional não está ligado à única ordem ou instrução bíblica. 

• Quer uma dica? 

Encontre um lugar com menos chances de distração e mais possibilidades de pesquisa.

CORRERIA E DEVOCIONAL: COMO AJUSTAR A ROTINA? – Imagem: pexels.com

Isso porque, para ler a Bíblia e orar é necessário muita concentração. Logo, não vai ser possível se você tentar executar essas atividades em um lugar agitado.

Então, procure um lugar calmo e simples, para evitar distrações. Ninguém detém todos os conhecimentos do mundo. 

Por isso, procure também algumas ferramentas que possam lhe auxiliar no estudo da Palavra de Deus, como uma concordância, um dicionário ou pequena enciclopédia bíblica. 

Abrace os estudos e se dedique! Busque uma experiência com Deus, um novo aprendizado, uma nova reflexão. Deixe o Espírito Santo abrir os seus olhos.

HÁBITOS QUE AJUDAM A AJUSTAR A ROTINA 

A partir de agora, pense no tempo que você passa navegando nas Redes Sociais. 

Pensou?

• É justamente por isso que a próxima dica é: reduza o tempo que você passa nas redes sociais. 

CORRERIA E DEVOCIONAL: COMO AJUSTAR A ROTINA? – Imagem: pexels.com

Muita gente reclama por ter se viciado nas redes sociais. Ou seja, permanecer com a mente on-line o dia inteiro é algo que mantém as pessoas muito ocupadas. Daí vem boa parte da sensação de “não ter tempo”. 

Então, por esse motivo, antes de orar e ler a Bíblia diariamente tome o cuidado de se desconectar. Você vai perceber que a concentração na sua busca por Deus vai melhorar e sua dependência das redes sociais começará a diminuir, bem como a sua percepção de necessidade contínua do uso das redes.

ROTINA É PLANEJAMENTO

Planeje as atividades que você precisa desenvolver durante a semana. E, todos os dias, separe o tempo mais tranquilo para orar e estudar a Bíblia.

Planejar um tempo específico no seu dia a dia para realizar sua devocional é muito importante e, se for levado a sério, fará com que estes momentos sejam bem sucedidos. 

À medida que ficamos mais velhos, temos cada vez mais compromissos. Em outras palavras, precisamos equilibrar melhor o tempo. 

Se você não planejar e cumprir o tempo para orar e ler a Bíblia durante o seu dia, você não vai gastar este tempo desta forma. Mas, sim, com várias outras coisas. 

Não subestime a importância do planejamento, ou você poderá assistir seu tempo a sós com Deus ir por água abaixo simplesmente por falta de agendamento.

LIVE SOBRE O TEMA JÁ ESTÁ AGENDADA

E como o assunto é agenda, no dia 21 de maio, a @inpeaceapp vai seguir com as Lives no Instagram da nossa série Igreja do Futuro. E dessa vez, o convidado vai ser o Rev. Pedro Muniz. E o tema será: “Devocional: como ajustar a minha rotina”. 

CORRERIA E DEVOCIONAL: COMO AJUSTAR A ROTINA?

Não dá pra perder! Compartilhe com seus líderes e vamos conectar as igrejas cada vez mais.

DEVOCIONAL É APRENDIZADO

Não fique apressado. Estude e busque conhecimentos novos a respeito do texto que você se propôs a ler naquele dia.

CORRERIA E DEVOCIONAL: COMO AJUSTAR A ROTINA? – Imagem: pexels.com

Se você nunca chegou a ler a Bíblia toda em um ano, a sugestão é ler livro por livro, na ordem em que ela se apresenta, do Gênesis ao Apocalipse. 

E depois de a ter lido por inteiro uma vez, a leia novamente consultando um guia das doutrinas bíblicas ou usando um APP com Planos de Leitura. 

Busque informações sobre o texto que você se propôs a ler, sobre o livro. Faça da leitura bíblica algo significativo não apenas para a sua alma, mas também para o seu intelecto.

Crie o hábito de pôr o estudo em prática na sua vida. Encare sempre o texto bíblico como ele realmente é: a vontade de Deus revelada a você! 

Isso significa que você precisa ser humilde, procurando sempre estar atento para as coisas que devem ser revistas e mudadas. 

Pergunte ao texto o que ele quer realmente dizer, não “espiritualize” demasiado o texto. E se proponha a obedecê-lo pela graça de Deus em Cristo.

O estudo bíblico adequado e a vida de oração consistente e permanente são os instrumentos que Deus usa para a nossa santificação.

VÁ DEVAGAR

É muito importante estabelecer pequenos objetivos que possam ser cumpridos.

Não tente dar conta de tudo de uma só vez. Vá devagar. Se você nunca leu a Bíblia toda de uma vez, dificilmente conseguirá fazer isso em um ano. 

Comece com um capítulo por dia e, aos poucos, vai aumentando, no seu ritmo. Quando você pensar que não vai conseguir, lembre da sua fé e ânimo vai se renovar.

ROTINA DIÁRIA

• Lembre-se: estabeleça uma rotina diária. 

No começo, mais importante do que estabelecer desafios é separar aquele tempo do dia somente para isso.

Monte a sua “liturgia diária”. Comece com uma oração, cante uma música que conecte você a Deus. Medite num trecho pequeno do texto e prossiga, mesmo que demore muito mais tempo do que você esperava para terminar de ler a Bíblia. 

Faça isso todos os dias, durante o tempo que for suficiente. Você vai ver que, com o tempo, mais à vontade vai ficar para passar mais tempo em oração e leitura bíblica.

Que Deus te abençoe e te oriente da melhor forma a como buscá-lo nos seus momentos a sós com Ele.

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos.

Leave a Reply