Espiritualidade dos jovens. O que a tecnologia tem com isso?

Espiritualidade, tecnologia e jovens

Adolescentes e jovens de hoje têm a tecnologia como companheiras no dia a dia. Cabe aos líderes conhecerem formas de usar esse recurso como aliado na espiritualidade na juventude.

Falar de espiritualidade em 2021 pode provocar um certo estranhamento. Concorda? Ainda mais para uma geração de jovens tão ligados à tecnologia.

Afinal, vivemos em uma sociedade altamente conectada virtualmente e moldada pela cultura digital

Porém, o fato é que a espiritualidade é um tema que continua sendo importante nos dias atuais. 

Tecnologia, Jovens e Espiritualidade – Igreja do Futuro – Imagem: pexels.com

O que mais a tecnologia oferece hoje?

Autoexposição, cancelamento, banalização da sexualidade, popularidade, desinformação, fake news, ódio, “mimimi”, religiosidade, etc. 

Infelizmente, essas palavras descrevem boa parte do conteúdo nas Redes Sociais mais acessadas pelos jovens.

Contudo, é importante reconhecer a força que essa tecnologia tem para levar informações relevantes, construtivas e transformadoras. 

Tecnologia, Jovens e Espiritualidade – Igreja do Futuro – Imagem: pexels.com

Por isso, é fundamental mudarmos a nossa visão. Isso porque, a tecnologia como ferramenta transformadora na juventude é crucial, não só na evangelização.

Mas é vital também no acompanhamento e discipulado de jovens e adolescentes. 

O mundo é digital, mas ainda somos humanos.

Saber usar o mundo digital em prol da espiritualidade é o desafio mais contemporâneo das igrejas. 

À primeira vista, quando falamos de tecnologia, imediatamente associamos a máquinas, robôs e softwares complexos.

Ainda assim, é importante lembrar a famosa frase de Charles Chaplin: “Não sois máquinas! Homens é que sois”. 

Tecnologia, Jovens e Espiritualidade – Igreja do Futuro – Imagem: pexels.com

E é justamente por sermos humanos que devemos nos importar com a nossa espiritualidade. Porque ela nos oferece uma dimensão extremamente humana, com um olhar para o existencial e aberto para um plano que transcende a dimensão física. 

Em outras palavras, a espiritualidade é um ponto-chave que nos transporta para nossa identidade como pessoa humana, membro ativo em uma sociedade em construção.

Espiritualidade, tecnologia e juventude.

E quando falamos de espiritualidade, tecnologia e juventude, este é um tema significativo.

Pois, nos dias atuais, a espiritualidade, através da tecnologia, pode ser um caminho para o jovem descobrir o seu projeto de vida, sua vocação e a busca por uma realização que não está pautada no ter, no êxito ou no sucesso.

Mas, sim, no seu encontro com seu próprio Eu, tendo a fé como guia.

Entretanto – e esse é o grande “porém” -, como atrair os jovens para a busca da espiritualidade? Esse é um desafio que muitos pais, líderes e educadores enfrentam hoje em dia. 

Tecnologia, Jovens e Espiritualidade – Igreja do Futuro – Imagem: pexels.com

Muitos acreditam que a espiritualidade pode ser trabalhada em uma dimensão maior do que a institucional. Levando em conta que os jovens são muito interessados na busca pelo sentido da vida. 

Ou seja, a juventude é a fase das descobertas. 

Novidade, novidade, novidade!

• É na juventude que surgem as dúvidas, os anseios e os receios.

A enxurrada de informações e estímulos vindos do avanço tecnológico e da globalização aguçam ainda mais os sentidos dessa geração que está desabrochando para a vida.

Basta observar que é nessa fase que os jovens ficam ávidos por novidades e tomados pelo desejo de descobrir e se descobrir. 

Em suma, o jovem é curioso. E a curiosidade pode funcionar como uma armadilha se não estiver baseada em uma formação moral consistente. 

Nesse contexto…

(…) a ligação com a espiritualidade assume um papel primordial.

Ou seja: é no sentido de criar bases sólidas e consistentes que proporcionam condições para a construção de um ser mais completo e preparado para lidar com as questões da vida.

Principalmente em uma fase ideal os novos conhecimentos e reflexões. 

Tecnologia, Jovens e Espiritualidade – Igreja do Futuro – Imagem: pexels.com

Porém, é na juventude que o ser humano organiza suas experiências para que possam constituir o sentido de suas vidas, valores, crenças e sonhos, de modo que, ao olhar apenas para a felicidade de fora, as angústias e frustrações o distanciam de sua espiritualidade.

Trabalhando as relações espirituais em jovens.

O desenvolvimento humano, científico, tecnológico e espiritual contribui na formação de cidadãos capazes de promoverem transformações sociais, que possuem vistas para o bem-estar social, no plano pessoal e coletivo. 

Por isso é tão importante trabalhar as relações espirituais em jovens, tendo a tecnologia como aliada nessa jornada de desconstrução e construção.

LIVE dia 14 de maio. Tema: “Tecnologia, Jovens e Espiritualidade”

No dia 14 de maio, a InPeace vai seguir com a série de Lives “Igreja do Futuro”. E depois de falar sobre Estratégias de Integração na 1ª Live, vamos falar de “Tecnologia, Jovens e Espiritualidade” com o Pr. Hudson Parente. 

Esse é um tema que pretende iniciar uma longa conversa sobre como usar a tecnologia em benefício da espiritualidade dos jovens na sua igreja, independentemente de denominação. 

PARTICIPE AO VIVO

É importante ressaltar também que você poderá participar AO VIVO com perguntas e ideias. E o caminho é bastante simples: 

  • Siga @inpeaceapp no Instagram
  • Marque na agenda o dia 14/05, às 11h
  • Anote suas dúvidas e ideias e pronto. 

LIVE no Instagram.

@inpeaceapp

Durante a Live, é só você enviar na caixinha de perguntas ou, se preferir, comentar ao vivo. 

Gostou do tema da próxima 2ª Live da nossa série Igreja do Futuro? Então compartilhe com seus líderes e com os jovens da sua igreja. 

A espiritualidade precisa ser saudável.

E para finalizar, é sempre bom termos em mente que a espiritualidade só é saudável quando vivenciada com equilíbrio, assim como todas as coisas do mundo. 

Ela acompanha as atividades diárias de lazer, trabalho e estudos, ela potencializa as experiências.

Isso quer dizer que, um mundo melhor e mais humano é um ambiente onde os jovens devem trabalhar as relações afetivas e pessoais.

E é com empatia que vamos conseguir desenvolver a espiritualidade dos jovens em sua totalidade.

Leave a Reply