4 passos para aprimorar sua transmissão ao vivo

Em 2020 acompanhamos o boom das transmissões ao vivo. Tinha live no Instagram, Facebook, Youtube, e no meio de tantas opções, era possível se perder na hora de decidir o que assistir.

Mas, precisamos reconhecer que, as transmissões ao vivo continuam sendo uma ótima maneira de engajar com seu público, seja ele qual for.

Já abordamos esse assunto aqui em nosso blog em outro momento, entretanto, com toda essa situação de pandemia que vivemos, as lives ganham um destaque especial que vale a pena ser reforçado.

Então, confira 4 passos para aprimorar a sua transmissão ao vivo!

1. Pauta

Antes de qualquer coisa, é necessário planejar o que será abordado em sua transmissão. Defina quais serão os temas, quais os objetivos e o tempo que será destinado a cada conteúdo.

Sem este planejamento, é possível perder o foco do que deseja comunicar, e com isso, perde-se também a atenção do público que assiste. 

Uma possibilidade, é separar a sua live por blocos, como no exemplo a seguir:

Bloco 1 – Boas Vindas (5 minutos)

  • Iniciar com a música X (30 seg)
  • Após abertura, iniciar dando boas vindas a todos (2 min)
  • Agradecer a todos os parceiros, apoiadores e participantes (2 min)
  • Pedir para que compartilhem com os amigos e conhecidos (30 seg)

Bloco 2 – Primeiro Assunto (10 minutos)

  • Falar sobre o problema A e situação X (2 min)
  • Dar o exemplo Y (3 min)
  • Citar um participante para auxiliar na resolução (3 min)
  • Pedir para que os espectadores enviem uma pergunta (2 min)

E assim por diante. Dessa forma é possível ter uma previsão de quanto tempo será destinado para cada bloco e, também, ter uma espécie de roteiro a mão para não fugir muito dos tópicos.

2. Equipamentos

Esse ponto é crucial para sua transmissão ao vivo e que gera bastante debate. É aqui que você define a qualidade do seu conteúdo, por isso, preocupe-se em ter equipamentos que tenham boa capacidade.

Entretanto, isso não quer dizer que você precise gastar muito dinheiro. É possível começar com equipamentos mais básicos que irão te entregar um alto desempenho.

Atualmente os smartphones possuem câmeras com qualidade 4k capazes de fornecer uma ótima qualidade de imagem.

Você também pode investir em câmeras compactas, elas são bem conhecidas por serem híbridas. Além de tirar fotos, também realizam boas filmagens.

Busque por câmeras com saídas limpas, que são aquelas que não aparecem informações da bateria e configurações da câmera na tela do visor para que eles não te atrapalhem, a menos que você esteja familiarizado com este tipo de equipamento.

Esses detalhes parecem pequenos, mas, na hora de gravar, podem ser imprescindíveis.

3. Plataforma

Plataformas para realizar sua transmissão ao vivo, não faltam hoje dia. Algumas são mais simples e outras mais complexas. O ideal é você escolher a plataforma que será mais acessível para seu público.

Se você tem bastante seguidores no Instagram, então esse pode ser um ótimo canal para começar suas transmissões.

As plataformas mais conhecidas para transmissões ao vivo são: Facebook, Instagram e YouTube. Sendo esta última, com mais etapas de configurações, ou seja, é um pouco mais complexa para iniciar sua live.

Já as demais, principalmente o Instagram, são super práticas e fáceis de fazer. O único ponto é que existe um tempo limite no Instagram, suas lives poderão ter no máximo 60 minutos de duração até que seja finalizada pela plataforma.

4. Divulgação

Evite programações que sejam de última hora. Programe sua transmissão ao vivo com antecedência e divulgue em suas mídias sociais.

Uma boa dica para alavancar o número de espectadores é convidar as pessoas para participar das suas transmissões. 

Faça uma boa divulgação com a data, horário, qual será o tema central e se terá convidados. Utilize as mídias sociais ao seu favor e aumente a chance de adquirir novos seguidores ou espectadores.

Essas são algumas dicas imprescindíveis para aprimorar sua transmissão ao vivo. Se você gosta deste tipo de conteúdo, acompanhe nossas mídias sociais e fique por dentro de todas as novidades!

InPeace App - O Aplicativo da sua Igreja

Gostou e quer saber mais? Entre em contato conosco. O InPeace App é uma ferramenta para Igrejas. Clique aqui e solicite um orçamento.

Leave a Reply