Como produzir uma Transmissão do Culto ao Vivo em 8 passos

Banner - Transmissão ao vivo

Durante a pandemia, uma das inúmeras soluções para suprir o distanciamento social foi a produção de lives e cultos ao vivo.

As transmissões ao vivo conquistaram todo tipo de público e, com isso, estão cada vez mais frequentes nas redes sociais e outras plataformas.

Porém, apesar de ser algo acessível, é necessário ter um planejamento antes de transmitir o conteúdo ao vivo.

Pensando nisso, preparamos um guia para você ter como base na hora de produzir uma transmissão do culto ao vivo da sua igreja. Confira!

Como fazer uma transmissão de culto ao vivo

Defina o objetivo do culto ao vivo

Antes de qualquer coisa, é necessário pensar em qual é objetivo da sua live. É para promover uma reflexão sobre um assunto específico? Definindo os objetivos será possível orientar todo o seu planejamento.

Planejamento do conteúdo

Após definir os objetivos, a próxima etapa é elaborar o planejamento de conteúdo da sua transmissão. É o momento de organizar tudo: desde o que será falado até os participantes, caso tenha.

Apesar de ser uma produção de um culto ao vivo, é importante escrever um roteiro com os principais pontos a serem seguidos. Dessa forma, é possível garantir qualidade à sua live.

Invista em equipamentos de qualidade

Equipamentos

Para que as transmissões possuam boa visibilidade, é importante ter equipamentos de qualidade.

Mas, não necessariamente estamos falando de grandes câmeras profissionais. As transmissões ao vivo podem também serem feitas através do celular.

Porém, caso haja a possibilidade e interesse, uma câmera com suporte Full HD pode fazer o trabalho perfeitamente.

E, se o objetivo for investir um pouco mais, você pode optar por uma câmera clean output, ou seja, com uma saída HDMI limpa. Dessa forma você será capaz de visualizar a imagem da câmera sem as informações técnicas na tela.

Cenário e iluminação

Ainda no quesito imagem, é importante produzir um ambiente esteticamente agradável, por isso, não se esqueça de montar um cenário para sua transmissão.

Também é imprescindível tomar um cuidado especial com a iluminação. A dica é contar com equipamentos com uma luz fria, pode ser uma ring light, e não ficar dependendo somente da luz natural.

Equipamentos de áudio

Para dar um toque ainda mais profissional à sua transmissão ao vivo, caso seja possível, invista nos microfones de lapela.

Eles captam o som de maneira direcionada e com mínimas transferências externas.

Mas, caso não seja possível fazer o investimento por agora, certifique-se que no ambiente de gravação não possua interferências como barulho de ar condicionado, ventilador ou carros passando pela rua. Um ambiente tranquilo e controlado pode ser ideal para sua live.

Tenha uma boa conexão de internet

Internet de qualidade

Essa é uma das etapas mais importantes: uma boa conexão de internet. Afinal, estamos falando de um conteúdo onde a qualidade da imagem e som fazem toda a diferença.

É possível verificar a qualidade da conexão em alguns sites. Fique de olho na velocidade de upload, ou seja, onde mostra o envio de dados do seu dispositivo até à rede.

Faça testes antes de entrar ao vivo

Não queremos entrar no ar com problemas técnicos, né? Verifique se todos os equipamentos estão preparados, deixe o cenário pronto e cheque a conexão de internet. Pode acreditar: esses testes fazem toda a diferença.

Garanta o engajamento com o público

Como este formato de conteúdo é ao vivo, é importante intragir com o público. Dessa forma, é mais fácil conquistar a atenção dessas pessoas e mantê-las até o final da transmissão. 

Os chats interativos são uma ótima opção para manter o engajamento com o público rolando enquanto a live está no ar.

O segredo é incentivar ao público a enviar perguntas, opinar sobre o conteúdo e até mesmo interagirem entre si como comunidade.

Veja algumas dicas de parceiros que podem auxiliar na hora de escolher softwares, equipamentos e até em cursos na área. Um bom exemplo é o canal da Igreja Multimídia.

Como a InPeace pode ajudar sua Igreja neste processo?

Os aplicativos desenvolvidos pela InPeace possuem uma funcionalidade exclusiva para transmissões ao vivo.

Dessa forma, sua Igreja já terá um meio para transmitir os cultos, eventos, reuniões e até shows. 

Além disso, nossos app’s contam com um chat interativo totalmente pensado para as Igrejas.

Nele é possível que os membros façam comentários entre si, escolham a opção de “Entregar a vida a Jesus” e adorar em comunidade. 

Leave a Reply