A importância do Ministério Infantil

Atualizações Inpeace

O Ministério Infantil é o departamento responsável pelo ensino voltado às crianças que frequentam a igreja.

Além disso, ele também tem a função de envolver os pequeninos em atividades e promover o compartilhamento da vida cristã.

Normalmente, durante o culto, é disponibilizado uma sala para as crianças, como o intuito de conseguir dialogar com as crianças em um dialeto muito mais apropriado e, dessa forma, aprender histórias bíblicas, canções e coisas sobre o Reino de Deus.

Mas, por qual motivo é importante investir neste momento entre as crianças e Deus?

A resposta é simples: para o futuro! Os pequenos serão o futuro da Igreja e, sendo assim, é necessário dedicar um tempo para explicá-los.

Além disso, é na infância que surgem inúmeras dúvidas e, o Ministério Infantil, possui o poder de respondê-las de forma lúdica e compreensível.

Dicas para utilizar no Ministério Infantil

  1. Louvores e danças

Essa é uma forma diferente de ensinar. Os louvores e as danças auxiliam aos pequeninos à compreender o ensino de forma mais lúdica.

Mas, no entanto, para que isso possa funcionar, é necessário que eles consigam transmitir de forma clara a mensagem.

Para usar o louvor com as crianças, é bom que seja um cântico fácil. De preferência, ele pode ser curto e repetitivo, de modo que a música fique na cabeça da criança.

Caso não haja nenhum louvor relacionado ao tema que será ministrado, você pode cantar apenas os refrões de músicas relacionados ao tema.

  1. Dinâmicas

Qual criança não gosta de uma boa brincadeira, não é mesmo?

Muito mais do que isso, as dinâmicas são um modo divertido e legal de prender a atenção dos pequenos. 

Toda dinâmica deve estar interligada a Deus, pois as crianças estão em constante aprendizado.

Dessa forma, conseguimos passar as mensagens mais facilmente à elas.

  1. Use recursos visuais

É imprescindível recorrer ao uso de recursos visuais, sejas EVA, feltro, pinturas ou outros, pode ter certeza: o uso destes materiais auxilia muito durante a história contada.

Lembre-se: uma criança aprende mais observando do que somente escutando.

Então, quando você torna sua aula visual, a atenção das crianças aumenta e, automaticamente, a absorção da história também é maior.

  1. Uso de aplicativo

Essa última dica é mais para os pais do que as crianças em si. O uso de um aplicativo para marcar os horários dos encontros, deixar informações e manter um canal de comunicação aberto é essencial.

Dessa forma, os pais podem começar a introduzir alguns assuntos durante o decorrer da semana em casa e, assim, estimular ainda mais as crianças.

Além disso, com o aplicativo em mãos, é possível combinar e informar diversas coisas.

É mais uma maneira de se aproximar e fazer presente durante essa fase tão especial que é a infância.


InPeace App - O Aplicativo da sua Igreja

Gostou e quer saber mais? Entre em contato conosco. O InPeace App é uma ferramenta para Igrejas. Clique aqui e solicite um orçamento.

Leave a Reply